top of page

SACRIFÍCIO VIVO

 

Assunto: O perfeito sacrifício = Viver em Cristo e para Cristo, fazendo morrer a velha criatura.

 

Sacrifício vivo: uma aparente contradição de termos; contraste com sacrifício de animais mortos do Antigo Testamento.

No Novo Testamento é oferecer a própria vida em adoração a Deus. Comunhão: viver em Cristo pela fé. (Colossenses. 2.20).

Sacrifício vivo pode ser entendido como “viver em sacrifício” — estilo de vida do novo homem. “Por meio de Jesus, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor = que é o fruto dos lábios que confessam o seu nome”. (Hebreus. 13.15). A fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus. (1Pedro. 2.5).

Vida/Morte: o contraste expresso por “sacrifício vivo” pode ser visto na proposição de Cristo sobre o impulso de viver que resulta em morte e a disposição de morrer que resulta em vida.

“Quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas quem perder a sua vida, salvá-la-á”. (Marcos. 8.34-38).“Se o grão de trigo, lançado à terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, dá muito fruto”.  (João. 12.24).

 

SACRIFÍCIO SANTO

 

Sacrifício santo:  ‘fazer-se santo’. O nosso corpo oferecido em sacrifício

(1Corintios. 6.19; Efésios. 2.21; 1Tessanolicenses 4.4).

“Vocês sabem que nosso corpo é templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em nós? Se alguém destrói o templo de Deus, Deus o destruirá. Pois o templo de Deus é santo, e esse templo somos nós! ” (Coríntios. 3.16-17).

A vontade de Deus é que vivamos consagrados a Ele …, que cada um saiba usar o próprio corpo na santidade e no respeito” (1Tessanolicenses. 4.4).

Santidade alheia: o cristão é declarado santo por sua posição em Cristo, pela habitação do Espírito Santo; é a santidade de outro que nos torna santos.

Pelo contrário, assim como Ele é santo nos chama para sermos santos em todo o comportamento, porque a Escritura diz: sejam santos porque eu sou santo (1Pedro. 1.15-16).

“… Amados! Deus nos chama à santidade” (Romanos. 1.7).

“Deus não nos chamou para a imoralidade, mas para a santidade”. (1Tessanolicenses. 4.7).

Fogo estranho: os judeus eram proibidos de trazer ao Senhor fogo estranho. (Números. 3.3); Somente o que é santificado por Deus pode ser oferecido a Ele.

“São vocês que desprezam o meu nome! Trazendo comida impura ao meu altar! Na hora de trazerem animais cegos para sacrificar… Na hora de trazerem animais aleijados e doentes como oferta… Não tenho prazer em vocês”.(Malaquias.1.6-10).

SACRIFÍCIO AGRADÁVEL

 

Sacrifício agradável: ou aceitável vontade de Deus; agradar, dar prazer; a condição para ser aceitável é a santidade.

(1Pedro. 2.5) — “oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus”.

Quem agrada a Deus? Apenas o Filho — “Este é o meu Filho amado em quem tenho todo o meu prazer”. (Mateus. 3.17; 12.18; 17.5); ( Marcos. 1.11; 9.7; 12.6); (Lucas. 3.22; 9.35).

Obra de Deus: Deus já nos fez agradáveis, aceitáveis a si mesmo por meio de Cristo. (Efésios. 1.6). Agora, nós devemos andar de modo agradável a Deus; o próprio Deus opera em nós o que lhe agrada. (Hebreus. 13.21).

Comparação: Paulo recebe a oferta da Igreja de Filipo, “como aroma suave, como sacrifício aceitável e aprazível a Deus”. (Filipenses. 4.18).

“No tocante ao homem interior, tenho prazer na Lei de Deus”. (Romanos. 7.22). “Os que estão na carne, não podem agradar a Deus”. (Romanos. 8.8); (Isaías. 65.12; 66.4).

Conclusão: Nós fomos colocados em uma posição de santidade em Cristo diante de Deus. Agora devemos nos oferecer a Ele como santos, para sermos santificados plenamente até o último dia.

“Deus, porém, nos corrige para o nosso bem, a fim de que sejamos participantes da sua própria santidade”. (Hebreus. 12.10).

“Progridam na santidade, porque sem ela ninguém verá o Senhor.

(Hebreus.12.14).

 

Deus abençoe a todos.

 

Fonte: http://estudosbiblicosonline.com.br/?p=1358

 

 

 

 

bottom of page